A química em nosso cotidiano
A química (ou, melhor, a matéria e suas transformações) está sempre presente em nosso dia-a-dia: nos alimentos, no vestuário, nos edifícios, nos medicamentos, e assim por diante. Não têm sentido certas propagandas que anunciam ''alimento natural sem química'', pois o próprio alimento em si já é uma mistura química.
(figura tirada do blog bioquímica é vida) |
* ingerimos vários materias: alimentos, água, ar (pela respiração) etc.;
* há muitas transformações desses materias, no estômago, nos intestinos etc. auxiliadas por ''produtos químicos'' específicos existentes no suco gástrico, na bile (do fígado) etc.;
* há recombinação dos alimentos para a manutenção de nossos ossos, tecidos, órgãos etc.;
* após inúmeras transformações, o organismo elimina os produtos residuas, por meio das fezes, urina, suor etc.
Enfim, nesse ''processo da vida'', notamos ainda um perfeito entrosamento dos fênomenos que são estudados pela Química, Física, Biologia e por novos ramos da ciência.
Uma das críticas mais constantes, na atualidade, é a de que a Química é perigosa, responsável por toda a poluição existente no mundo. Isso não é verdade. Seus produtos são projetados para serem úteis á humanidade. O problema reside no mau uso desses produtos. Assim, por exemplo, o petróleo é útil na produção da gasolina, do diesel etc., mas torna-se nocivo quando derramado nos mares, devido aos acidentes marítimos.
O problema não está no uso, mas no abuso da utilização dos produtos químicos. É o que acontece, por exemplo, com o uso excessivo de carros para satisfazer o conforto da vida moderno, mas que acarreta a poluição do ar das grandes cidades. Enfim, a culpa não é da Química, mas da ignorância, da incompetência ou da ganância das pessoas que a usam.
Note como é importante conhecer a Química (e evidentemente outros ramos da ciência) para compreender melhor o mundo em que vivemos.
(texto tirado do livro Química, Ricardo Feltre vol.1 capítulo 1 Primeira visão da Química)
0 comentários:
Postar um comentário