A evolução dos modelos atômicos

   O modelo de Dalton, imaginando o átomo como uma bolinha maciça e indivisível, fez a Química progredir muito no século XIX. Mas a ciência e suas aplicações em nosso cotidiano não param de evoluir. Ainda no século XIX, vários cientistas descobriram uma série de fenômenos, tais como a condução de corrente elétrica em certas soluções, o raio X etc.
   Originou-se, então, a suspeita de uma possível ligação entre a matéria e energia elétrica. E surgiram perguntas: como explicar a corrente elétrica? E o raio X? Seria o átomo imaginado por Dalton suficiente para explicar esses novos fenômenos? Seria possível imaginar que o átomo tivesse alguma coisa ''por dentro'', ao contrário do que dizia Dalton?
   Acontece que o átomo é extraordinariamente pequeno. Como então provar que ele tem algo a mais ''por dentro''? A história dessa busca é uma verdadeira novela, que se iniciou no final do século XIX e continua até hoje.
     
                                            A teoria Atômica de Dalton

   Entre 1803 e 1808, o cientista inglês John Dalton propôs uma teoria para explicar as leis enunciadas por Lavoiser e proust. Essa teoria, que será comentada a seguir, ficou conhecida como Teoria Atômica de Dalton.
   A palavra átomo vem do grego e significa ''indivísel''. Ela foi usada pela primeira vez por alguns filósofos da Grécia Antiga que, baseados em argumentos filosóficos, propunham que todas as coisas são formadas por partículas muito pequenas e indivisíveis, os átomos.
   Alguns pontos importantes da Teoria de Dalton, em linguagem moderna, são:
    * Todas as substâncias são formadas por átomos.
    * Os átomos de um mesmo elemento químico são iguais em todas as suas características (por exemplo, tamanho e massa).
    * Os átomos dos diferentes elementos químicos são diferentes entre si.
    * As substâncias simples são formadas por átomos de um mesmo elemento químico.
    * As substâncias compostas (também chamadas compostos químicos, ou simplesmente compostos) são formadas por átomos de dois ou mais elementos químicos diferentes, que se combinam sempre numa mesma proporção.
    * Átomos não são criados nem destruídos; são esferas rígidas indivisíveis.
    * Nas reações químicas, os átomos se recombinam.

(A evolução dos modelos atômicos, FELTRE Ricardo, A teoria atômica de Dalton, Química na abordagem do cotidiano)
                             
                                     



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário